BIOGRAFIA
ACADEMIA
Licenciado em 2005 em Eng. Electrotécnica e de Computadores (FEUP), especializado em Sistemas Telecomunicações, Electrónica e Computadores. Frequentou o programa Erasmus na Universidade Técnica de Eindhoven, Holanda. Foi investigador durante 6 anos no Instituto de Telecomunicações na Universidade de Aveiro, na área da fotónica integrada, durante os quais frequentou o programa de Doutoramento. Com 6 publicações internacionais. Co-fundou a EpDAH, ONGD no âmbito da “Engenharia sem Fronteiras” e foi coordenador do projecto HortUA – Laboratório Vivo de Sustentabilidade na Universidade de Aveiro. Clique para o CV Académico.
PERMACULTURA
A permacultura mostrou o caminho para a comunidade em comunhão com o ambiente e a felicidade humana, unindo conhecimento científico moderno e sabedoria ancestral. Viajou por encontros, quintas e comunidades de permacultura na Europa e Brasil.
Co-fundou o projeto HortUA – laboratório vivo de sustentabilidade da Universidade de Aveiro e a Associação Amakura / Eco-Aldeia de Cabrum onde vive actualmente. Em 2012 oficializou a sua experiência com o Curso de Design em Permacultura em Serralves, e logo facilitou vários Cursos e oficinas sobre Permacultura sobretudo em Agro-Floresta, Energias Renováveis de baixo custo e Eco-construção. Colabora no Espaço Compasso (Porto), do qual é Presidente. Participou como palestrante e formador em várias ações sobre voluntariado, permacultura e sustentabilidade, em Universidades, Escolas, Associações e Comunidades.
É formador do método de gestão de projectos Dragon Dreaming, tendo facilitado o processo a vários grupos heterogéneos, desde crianças, a adolescentes e adultos. Recebeu também formação em Sociocracia.
Actualmente dedica-se à criação de um método holístico de ensino de permacultura, juntamente com a criação de uma escola de permacultura que inclua esse método. Também se dedica a criação de sistemas de energias renováveis de baixo custo, de agroflorestas e e ao consultadoria e design de sistemas permaculturais.
ARTES
É músico de rua, onde toca dijeridú e flauta transversal. Canta, sobretudo mantras e música-medicina. Cria viagens sonoras para transes introspectivos. Também escreve poesia e desenha.
Promove vários eventos culturais através da associação Espaço Compasso.
AUTO-CONHECIMENTO
No final de 2015 viajou para o Brasil onde conviveu com os Índios Guarani da aldeia de M’biguaçu, aprofundando o seu conhecimento sobre a cosmovisão Indígena Americana e as suas práticas espirituais e terapêuticas. Foi homem-fogo (aprendiz de xamã), acompanhando o Índio Peruano Jose Antarki de 2014 a 2016. Viveu 1 ano no Centro de Estudos Budistas Bodhisatva em Viamão, RS, Brasil, onde se tornou seguidor do Lama Padma Samten aprofundando os seus conhecimentos sobre budismo, o funcionamento da mente e práticas de meditação.
Actualmente promove estudos e práticas no Grupo de Estudos Budistas BodiSatva no Porto, Portugal e realiza cerimónias rituais das culturas Ameríndias. Em 2018 co-fundou o Festival Xamânico Estrellitas.