FAQ

Perguntas Frequentes

O Espaço Compasso é uma Associação sem fins-lucrativos com várias áreas de atividade.

O Compasso Veggie é a marca do Restaurante / Bar / Cozinha das nossas instalações. Servimos almoços vegan e biológicos de segunda a sexta e à noite em dias selecionados de eventos.

A Residência Artística do Espaço Compasso é um espaço de albergue e troca de trabalho de artistas, empreendedores e viajantes. 

O nosso espaço pode ser alugado para eventos públicos ou privados, onde frequentemente realizamos concertos e festas.

O nosso espaço é um local de bastantes atividades diversas, que incluem cursos, aulas de Yoga, meditações colectivas, experiências, entre outros.

O Espaço Compasso é uma Associação sem fins-lucrativos com várias áreas de atividade.  Uma das nossas premissas é a alimentação biológica. O Compasso Veggie é a marca do Restaurante / Bar / Cozinha das nossas instalações. Servimos almoços vegan e biológicos de segunda a sexta e à noite em dias selecionados de eventos.

Ver página do Compasso Veggie

Não somos um hostel! Somos uma Residência Artística, que temporariamente alberga sócios, artistas, viajantes, WWOOFers, palestrantes e outros tipos de público. A troca de albergue, os residentes ajudam nas tarefas regulares do Espaço Compasso, como limpeza, organização e logística.

Ver condições

Realizamos atividades regulares (como Aulas em Grupo e Temazcal) e outras atividades pontuais, como concertos.

Saber mais.

O Espaço Compasso é gerido por uma equipa multidisciplinar de voluntários, que vêem de diferentes áreas – Artes, Arquitectura, Engenharia, Restauração, Marketing, Turismo, entre outros. 

Sim! Neste momento estamos a rever a nossa política de sócios. Contudo, se te revires nos nossos valores e causas e tiveres vontade de colaborar connosco envia-nos um email para espacocompasso@gmail.com 

Absolutamente não! Grande parte dos nossos colaboradores, sócios e visitantes não são vegan ou vegetarianos. Acima de tudo, desejamos que as pessoas sigam uma alimentação que seja adequada às suas necessidades e respeitamos diferentes estilos alimentares.

Como forma de diminuir a nossa pegada ecológica, o Restaurante do Espaço Compasso (Compasso Veggie) apenas serve refeições vegan e biológicas. É uma excelente oportunidade para não-vegans conhecerem  a cozinha vegan e como ela pode ser deliciosa, sáudável e satisfazer as nossas necessidades diárias. 

No contexto das nossas premissas, a preferência e aposta nas refeições vegan serve como pretexto para comunicar e informar o público das graves consequências ambientais da dieta baseada em carne que é o padrão em Portugal e em grande parte do Ocidente.

Hoje em dia estamos cientes de diferentes alergias, intolerâncias e respostas alimentares, por isso fazemos um esforço para ter em conta as necessidades individuais dos nossos convidados. Avisa-nos se sofreres de alguma doença ou alergia a um alimento (soja, cereais, frutos vermelhos, etc) que encontramos alimentos substitutos.

Não és o único!

Hoje em dia registamos um número cada vez maior de alergias e intolerâncias alimentares, muitas das quais tem origens em doenças e lesões provocadas por produtos químicos artificiais utilizados na agricultura industrial.

Por este motivo, fazemos um esforço para ter em conta as necessidades individuais dos nossos convidados. Avisa-nos se sofreres de alguma doença ou alergia a um alimento (soja, cereais, frutos vermelhos, etc) que encontraremos alimentos substitutos.

Por favor leia as nossas condições e envie-nos uma proposta de evento, utilizando o formulário ou via email.

Os nossos colaboradores e sócios provêm de todo o expectro político e de diferentes religiões, pelo que garantimos que a opiniões diversas e valores individuais sobre qualquer tópico, projecto ou disciplina serão sempre respeitadas. 

Como Associação, temos uma continua afiliação com as causas de protecção e preservação do meio ambiente numa óptica de sustentabilidade, preservação da biodiversidade, colaborando frequentemente com outras Associações e organizações ambientais. Pontualmente, o nosso Espaço também é alugado para encontros de causas de índole social.

Como colectivo, não nos revemos em ideologias extremistas (de qualquer ponto do expecto político). Após observar a polarização que o diálogo político tem sofrido nos últimos anos, adoptamos uma preferência pelo diálogo construtivo e comunicação respeitadora entre diferentes lados políticos, e pelas opiniões baseadas em factos.

O Temazkali (em idioma Nahuatl, México) é uma tradição muito antiga de banho de vapor de plantas aromáticas medicinais e essências com raízes em muitas regiões do globo, incluindo na Europa e em Portugal.

As pedras aquecidas no fogo são colocadas no centro de uma estrutura em madeira, e aí recebem a água, plantas aromáticas e medicinais, libertando o vapor quente e húmido no ar. Como um primeiro sopro recebemos o impulso da vida e da transformação pessoal.

No efeito terapêutico em geral, este ritual ajuda a limpar, purificar e harmonizar o nosso corpo a todos os níveis: físico, espiritual, psíquico e emocional. Ativa os mecanismos de regulação térmica e o metabolismo, provocando sudação abundante. Produz-se um grande movimento interno de energia e dos líquidos, como num exercício vigoroso, levando o sangue a todos os órgãos, tecidos e músculos. Os seus resultados são amplos, regulando o sistema circulatório, respiratório, muscular, nervoso, os ciclos femininos, problemas de pele; fortalecendo o sistema imunológico e psicológico; ajudando na gravidez, no parto e no pós-parto (avisa-nos se estiveres numa destas condições, ou com algum problema de saúde específico).

Aconselhamos a trazerem um propósito para este ritual, pois aqui temos a oportunidade de colocar no fogo transmutador tudo aquilo que queremos libertar ou potenciar.

A WWOOF é uma rede mundial que conecta voluntários com quintas biológicas e outras organizações de forma a promover uma experiência cultural e educacional com base na confiança e numa troca não financeira e desta forma promover a criação de uma comunidade global sustentável.

Mais informações: WWOOF Portugal

No ADN do Espaço Compasso e da Permacultura está a ligação com saberes ancestrais de diferentes culturas em todo o mundo. Realizamos e organizamos práticas como o Tamazcal ou outras atividades meditativas com esse objetivo – de trazer o melhor do mundo antigo para a vida contemporênea urbana. 

Como Associação, optamos por manter um respeito por esses conceitos mais “esotéricos” que desapareceram da vida urbana e estão a ser resgatados do ocidente, de culturas indígenas e de tradições antigas.

Neste sentido, não praticamos nenhuma forma de ocultismo, culto, ou religiões organizadas – somos bastante transparentes relativamente às práticas que fazemos.

Frequentemente, são referidas nas nossas atividades pelos organizadores os termos de “energias” e “vibrações”. Entendemos que os termos possam causar dúvidas, contudo devem ser entendidos no contexto da área disciplinar/filosofia da atividade em causa.

Recebemos vários emails e mensagens por dia relativamente a muitos assuntos diversos, pelo que podemos demorar a dar resposta a todas as solicitações que nos enviam.

Se não obter resposta, por favor reenvie a mensagem, ou utilize outro meio de comunicação (Email, Messenger, Instagram)

Não encontrou resposta à sua questão/dúvida?
Envie-nos uma mensagem.