Colónia de Férias – Experiência em Permacultura

Info Completa: Colónia em Permacultura!

 

O QUÊ?
Este Curso surge da vontade de acelerar a reconexão com a natureza e com si mesmos e tem como a finalidade proporcionar uma aproximação das crianças e jovens ao seu meio ambiente para que desfrutem e compreendam o que a natureza nos oferece e como podemos retribuir.
Pretendemos partilhar com eles as bases da Permacultura que incluem conceitos interconectados de um desenho sustentável que não pode deixar de fora a construção natural, as energias renováveis, a economia, a construção de uma horta, o bom uso da água, as relações sociais, o respeito por outras culturas e povos, o bem-estar físico e espiritual que a natureza gera ou potencial e motivação que os sonhos imprimem em cada um.
Para tal, usamos uma metodologia de aprendizagem prática, direta e baseada nos jogos.

OBJETIVOS?
Despertar as crianças e/ou jovens para a beleza e alegria do contacto com a natureza.
Proporcionar experiências sobre as relações de interdependência da natureza e dos seres humanos.
Estimular a reflexão sobre os sonhos das crianças e/ou jovens e o seu potencial para a sua realização em parceria com os demais.
Introduzir a Permacultura como uma ferramenta sustentável para a criação de um mundo capaz de respeitar e agir em favor da natureza.
Fomentar uma cultura de paz, amor e colaboração nas crianças e/ou jovens.

QUANDO?

*Dias 25 a 29 na Associação Compasso. Para crianças/jovens de 8 a 12 anos. Chegada todos os dias das 9h30 as 17h30.

*Dias 2 a 6. Para crianças/jovens de 10 a 15 anos. Imersão com acampamento numa quinta em Paredes.

QUEM?
Uma parceria da Associação Permacultural Compasso, oferecido pela Mandala(equipa) de educação infanto-juvenil “Compassarinhos” e a ONG Pontencial

FaCiLiTaMoReS:

Patrícia Pacheco – É uma pessoa do mundo, não daqui, não dali, do mundo. Tem estado ligada ao voluntariado desde a sua infância, onde o trabalho com crianças e jovens sempre fez parte das suas práticas. Em 2006-2008, depois de terminar a Licenciatura de Enfermagem, foi missionária em Angola, responsável pelos projetos de saúde com a ONG Leigos para o Desenvolvimento. Trabalhou em diversas Unidades de Saúde em Portugal, colaborando em vários trabalhos de investigação na área da saúde. Especializou-se em Saúde Comunitária e em 2012 viajou para a Índia, onde viveu e desenvolveu um estudo etnográfico transcultural sobre Espiritualidade em Organizações ligadas ao Desenvolvimento e concluíu o seu mestrado em Saúde Comunitária.
Em 2012, preocupada com as questões da sustentabilidade, co-fundou um projeto ligado à mobilidade sustentável. Foi investigadora do IES-SBS durante 2 anos contribuindo para o 1º Mapa de Inovação Social.
Atualmente reconhecendo o papel da consciência como determinante de saúde e vendo o enorme potencial que as pessoas têm dentro de si, criou a ONG Pontencial, que acredita na paz e aposta no potencial humano através da expansão da consciência.

Pedro Teixeira – É formado em engenharia electrotecnica, e iniciou-se na permacultura em 2005. Desde então viajou por várias quintas e festivais de permacultura. Começou a oferecer cursos de permacultura em 2012. A sua experiência é diversa, desde desenho de projectos completos, eco-construção, energias renováveis de baixo custo, economia solidária, etc. Foi coordenador do projecto HortUA, na Univesridade de Aveiro e é actualmente presidente do Espaço Compasso.

Foi facilitador 2x no BabyBoom, espaço dedicado às crianças no BOOM festival. Foi co-responsável pelo grupo de Jovens no Centro de Budismo Tibetano CEBB, onde realizou a primeira colónia-experiência em Permacultura e usou o método Dragon Dreaming para gestão do projecto.

É músico e facilitador de meditação e viagens sonoras.

Lorena Lumi – Artista holística, cantora, compositora, contadora de histórias, poetiza e auxiliar educacional.
Estudiosa dos processos de aprendizagem e pedagogias alternativas, como a educação ativa (Piaget), desescolarização (Ana Tomaz), CNV – Comunicação Não Violenta e psicologia budista.
Trabalha com crianças de diversas idades, classes e contextos sociais desde 2002. Tendo desenvolvido uma metodologia própria para facilitar e fortalecer o processo criativo através da música: A musicalização orgânica é um jeito de trazer desenvoltura musical com a musicalidade que já se tem, e utilizando o próprio corpo e a voz como instrumentos.
Tem também formação técnica em enfermagem e terapias alternativas.

“CON TATOS”
Para maiores informações:
Patrícia – patricia.reconectar@gmail.com
Lorena – lorenaluzdevida@gmail.com
Pedro – pedroteu@gmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *